Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis
Itaperuçu (PR), 9 de abril de 2024 – A Verdera, unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos, inaugura nesta terça-feira (9) sua nova unidade de processamento de resíduos em Itaperuçu, no Paraná. O local irá receber resíduos que não podem ser reciclados e prepará-los para destinação por meio da tecnologia do coprocessamento. A nova unidade tem capacidade de processar 48 mil toneladas de resíduos por ano, quase o triplo da atual capacidade instalada no Paraná de 17 mil toneladas de resíduos por ano.
Com área de 4,4 mil metros quadrados, a unidade de processamento é equipada com triturador de resíduos de última geração que permitirá a Verdera tratar para destinação sustentável novos tipos de materiais não recicláveis, como móveis, produtos paletizados e resíduos armazenados em tambores. Além do novo maquinário, o espaço também está equipado com um laboratório de análise e controle de resíduos exclusivo e um avançado sistema de prevenção contraincêndio, que detecta gases antes da formação da chama e realiza o combate automático com água pressurizada.
“O lançamento da unidade Verdera amplia nosso apoio as indústrias, as empresas e as cidades do Paraná na prática do conceito de economia circular ao dar um novo valor para os resíduos por meio de uma destinação ambientalmente correta e segura. Atualmente, diversos setores da economia já têm optado por esse tipo de destinação sustentável, como o agrícola, químico, alimentício, automobilístico, papel e celulose, assim como estabelecimentos comerciais e governos”, afirma Eduardo Porciuncula, gerente geral da Verdera.
Os resíduos processados na unidade da Verdera em Itaperuçu serão transformados em energia limpa para produção de cimento na fábrica da empresa no município de Rio Branco do Sul (PR). Desde 1991, a Votorantim Cimento atua com coprocessamento e foi pioneira em trazer essa tecnologia para o Brasil. Em 2019, lançou a Verdera que atua na cadeia de soluções ambientais dando um novo valor para os resíduos por meio do coprocessamento.
O coprocessamento é uma tecnologia utilizada mundialmente como destinação adequada e ambientalmente correta para eliminação de diferentes tipos de resíduos. Por meio dessa tecnologia limpa, os resíduos são completamente eliminados nos fornos da indústria cimenteira, sem restar qualquer passivo ambiental devido às altas temperaturas inerentes ao processo de fabricação do cimento.
Ao ser transformado em energia, os resíduos deixam de ir para os aterros sanitários, onde entrariam em processo de decomposição que levaria anos e geraria gases nocivos ao planeta. A solução ambiental do coprocessamento cumpre com todas as legislações vigentes no Brasil por meio de uma tecnologia limpa, que não gera passivos e ainda transforma materiais que antes eram considerados resíduos em matérias-primas, promovendo assim a economia circular.
A Verdera faz a separação, transporte, recebimento, trituração e preparação de resíduos brutos até o coprocessamento dos resíduos dentro dos fornos de cimento. Das 3 milhões de toneladas de resíduos coprocessadas anualmente em território nacional, de acordo com o Panorama do Coprocessamento 2023, divulgado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), mais de 1 milhão de toneladas de resíduos foram processadas pela Verdera.
Sobre a Votorantim Cimentos
A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.
Sobre a Verdera
A Verdera é a unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos. Desde 1991, a empresa atua com coprocessamento e foi pioneira em trazer essa tecnologia para o Brasil. A Verdera atua na cadeia de soluções ambientais dando um novo valor para os resíduos. É um parceiro com alta capacidade de realização, que entende as particularidades de cada negócio e que está comprometido a fazer do jeito certo e a pensar de forma diferente para descobrir novas possibilidades que transformem a realidade de todos. Mais informações em www.verderasolutions.com.br
Veja mais
Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis
Coprocessamento, uma solução ideal para resíduos industriais
Com o coprocessamento, resíduos industriais se tornam combustível de fornos de cimento.
Gestão de resíduos sólidos: o que é e como fazer da forma correta?
Os desafios ambientais reforçam a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos
nas indústrias.
ESG: Como o coprocessamento ajuda sua empresa a fazer parte do futuro
ESG é desafio real que já está presente nas estruturas empresariais brasileiras.
Economia Circular: como o mercado de resíduos coprocessados apoia essa
A Economia Circular promove benefícios que afetam diretamente o meio ambiente em
todo o mundo.