Passo a passo da jornada Verdera na gestão de resíduos
Cuidar da gestão de resíduos pode parecer um grande desafio, mas com a Verdera ao seu lado, tudo se torna mais simples e eficiente. Aqui, acreditamos que cada resíduo tem um destino sustentável e que cada etapa do processo é uma oportunidade para fazer a diferença no meio ambiente e nos negócios. Quer saber como […]

Cuidar da gestão de resíduos pode parecer um grande desafio, mas com a Verdera ao seu lado, tudo se torna mais simples e eficiente. Aqui, acreditamos que cada resíduo tem um destino sustentável e que cada etapa do processo é uma oportunidade para fazer a diferença no meio ambiente e nos negócios.
Quer saber como tudo isso acontece? Vamos te mostrar o passo a passo da nossa jornada!
Visita, validação técnica do material e negociação
Tudo começa com uma visita ao seu espaço. Nessa etapa, conhecemos a sua gestão de resíduos, os rejeitos gerados pela sua empresa e avaliamos os materiais para entender o que pode ser enviado para a reciclagem e o que pode ser coprocessado. Além disso, negociamos soluções que se ajustam às suas necessidades, sempre com eficiência e sustentabilidade em mente.
Para entender melhor esse processo, preparamos uma cartilha com os principais passos e requisitos para a realização do coprocessamento.
Licenciamento
Depois de avaliarmos os resíduos, te auxiliamos em toda a parte burocrática, porque ninguém merece ficar perdido em papelada, né? Garantimos que todo o processo atenda às exigências ambientais da sua região, desde o transporte até o tratamento final, para que você fique tranquilo e em conformidade com as leis.
Em relação às documentações, algumas são necessárias para estarmos alinhados com o compliance ambiental, como:
- Licença de Operação dos geradores/blendeiros (LO): a LO deve contemplar a operação associada ao resíduo de interesse. Por exemplo, se o resíduo é líquido, o documento contempla a atividade com esse resíduo. Além disso, o CNPJ do gerador/blendeiro também deve contemplar essa atividade, e a nomenclatura do material enviado tem que atender aos mesmos critérios.
- Autorizações específicas para resíduos: autorização ou anuência dedicada para regularização do envio do resíduo para a unidade. O objetivo é garantir que a licença de coprocessamento da unidade da Votorantim contemple o recebimento do material. Resíduos enviados para RBR devem possuir uma Autorização Ambiental do IAT/Paraná específica para cada resíduo.
- Autorizações específicas para movimentação de resíduos: autorizações ou certificados dedicados para a regularização da movimentação de resíduos da origem para o destino.
- Dados cadastrais do gerador/blendeiro junto aos órgãos ambientais nos quais são emitidos os MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos).
- Nomenclatura do resíduo no gerador/blendeiro.
- Dados cadastrais de transportadores, motoristas e veículos em caso de envio de resíduos perigosos (Classe I) com frete CIF (sob responsabilidade do gerador/blendeiro).
Para auxiliar nossos clientes, elaboramos uma cartilha de anuência onde mostramos todas as documentações obrigatórias e complementares.
Plano de recebimento, coleta e transporte
Agora que está tudo licenciado, criamos um plano detalhado para a coleta e o transporte dos resíduos. Nossa equipe organiza tudo com eficiência e segurança, garantindo que os resíduos cheguem até nós de forma responsável, sem complicações para você.
Processamento dos resíduos
Com os resíduos em nossa unidade, damos início ao processamento. Aqui, os materiais passam por tratamentos específicos para se prepararem para a próxima etapa. Esse cuidado garante que tudo seja reaproveitado da forma mais sustentável possível.
Coprocessamento
Chegamos ao coração do nosso trabalho: o coprocessamento. Essa etapa transforma resíduos que não podem ser reciclados em combustível para a indústria cimenteira. Além de evitar que materiais sejam descartados em aterros, esse processo reduz emissões de gases de efeito estufa e colabora para a economia circular. É um ciclo sustentável que faz toda a diferença!
Certificados
Depois de todo o trabalho feito, geramos um certificado que comprova a destinação correta dos resíduos. Esse documento mostra que sua empresa está alinhada com as práticas ambientais mais avançadas e fortalece sua imagem diante de clientes, parceiros e do mercado.
Na Verdera, não tratamos resíduos apenas como um problema a ser resolvido, mas como uma oportunidade de criar valor para sua empresa e para o planeta. Cada etapa do nosso processo é pensada para simplificar sua gestão de resíduos e, ao mesmo tempo, contribuir para um futuro mais verde.
Quer transformar a gestão de resíduos da sua empresa? Nós estamos prontos para ajudar! Entre em contato e vamos juntos nessa jornada sustentável.
Veja mais

Coprocessamento, uma solução ideal para resíduos industriais
Com o coprocessamento, resíduos industriais se tornam combustível de fornos de cimento.

Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis

Hierarquia de resíduos – coprocessamento e regras
Existem regras, principalmente no âmbito federal, para que o coprocessamento seja feito de maneira eficaz