Mudanças climáticas: você também pode fazer a sua parte
As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo. O aumento na concentração de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), está aquecendo o planeta e causando impactos visíveis na natureza e nas nossas vidas. Um relatório publicado em 2024 pela Organização […]

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo. O aumento na concentração de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), está aquecendo o planeta e causando impactos visíveis na natureza e nas nossas vidas.
Um relatório publicado em 2024 pela Organização Meteorológica Mundial mostrou algo preocupante: o CO2 está se acumulando na atmosfera mais rápido do que nunca. Em apenas 20 anos, sua concentração aumentou mais de 10%. Em 2023, os níveis de CO2 chegaram a 420 partes por milhão (ppm), enquanto o metano atingiu 1.934 partes por bilhão (ppb) e o óxido nitroso, 336 ppb. Esses números representam aumentos impressionantes de 151%, 265% e 125%, respectivamente, comparados aos níveis da era industrial.
Esses dados mostram que precisamos agir. E rápido. Mas o que podemos fazer para mudar essa história? Felizmente, soluções existem e a Verdera, líder em coprocessamento de resíduos no Brasil, está aqui para ajudar.
Mudanças climáticas e a Agenda 2030
A Agenda 2030 da ONU é um plano global que nos convoca a agir em prol de um futuro mais justo, equilibrado e sustentável. Com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ela busca alinhar crescimento econômico, bem-estar social e preservação ambiental. Entre eles, o ODS 13 — Ação Contra a Mudança Global do Clima — chama atenção para a urgência de reduzir emissões de gases de efeito estufa e implementar soluções climáticas inovadoras.
Nós estamos na linha de frente dessa transição. Como líder em coprocessamento no Brasil, transformamos resíduos industriais em recursos valiosos, como combustível ou matéria-prima para a indústria de cimento. Isso reduz a dependência de combustíveis fósseis e evita o descarte inadequado de resíduos, mostrando que é possível alinhar tecnologia e responsabilidade ambiental para construir um futuro melhor.
Todos somos parte dessa missão
As mudanças climáticas afetam todos nós, e cada um tem um papel a desempenhar. Seja ajustando pequenos hábitos ou implementando soluções como o coprocessamento, é possível fazer a diferença.
A Verdera está aqui para ajudar você ou sua empresa a dar esse passo. Vamos transformar a maneira como cuidamos do planeta? Entre em contato e descubra como podemos construir um futuro mais limpo, justo e sustentável.
Lembre-se: cada escolha conta. Que tal começar agora mesmo?
Veja mais

Coprocessamento, uma solução ideal para resíduos industriais
Com o coprocessamento, resíduos industriais se tornam combustível de fornos de cimento.

Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis

Hierarquia de resíduos – coprocessamento e regras
Existem regras, principalmente no âmbito federal, para que o coprocessamento seja feito de maneira eficaz