Coprocessamento e energia alternativa
Conheça o coprocessamento e as vantagens da geração de energia alternativa para o meio ambiente.
Gestão sustentável de resíduos e geração de energia alternativa: esse é o coprocessamento, uma solução inovadora e essencial para a preservação do meio ambiente! A tecnologia, que consiste no aproveitamento de resíduos industriais e urbanos não recicláveis, são destinados a fornos de indústrias como a de cimento, onde são utilizados como energia alternativa aos combustíveis fósseis.
Como o coprocessamento gera energia?
Imagem: forno de cimento Votorantim
Os resíduos utilizados no coprocessamento passam por um processo de triagem e tratamento para que possam ser transformados em combustível alternativo. Esses materiais, que poderiam ir para aterros sanitários ou causar impactos ambientais, são inseridos em fornos de cimento, onde sua eliminação completa gera altas temperaturas, que são aproveitadas na produção de cimento ou outros processos industriais.
Ao utilizar resíduos como fonte de energia, o coprocessamento diminui a demanda por combustíveis fósseis, e também contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Isso faz com que seja uma estratégia altamente sustentável, alinhada com os princípios da economia circular.
Benefícios do coprocessamento na geração de energia alternativa
Os benefícios do coprocessamento e da geração de energia alternativa são diversos e impactantes, pois trazem vantagens significativas para o meio ambiente e para as empresas que adotam essa prática.
Um dos principais benefícios é a substituição da queima de combustíveis fósseis, que são responsáveis por altas emissões de dióxido de carbono (CO₂). Ao utilizar resíduos como matéria-prima para a geração de energia, o coprocessamento reduz a dependência de fontes não renováveis, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
Outra vantagem importante é a diminuição do volume de resíduos destinados a aterros sanitários, lixões e locais inadequados. Essa redução minimiza a pressão sobre os sistemas de gestão de resíduos, e também alinha-se aos objetivos da Agenda 2030 da ONU, que promove o uso sustentável dos recursos e incentiva ações efetivas na luta contra as mudanças climáticas. Ao transformar resíduos em energia, estamos dando um novo destino a materiais que, de outra forma, seriam descartados de forma incorreta.
Oportunidade de preservação ambiental
Para as empresas, adotar o coprocessamento representa uma grande oportunidade de preservação ambiental. Isso também se traduz em uma melhoria significativa na competitividade no mercado, pois empresas que investem em práticas sustentáveis se destacam e conquistam a preferência dos consumidores.
Na dúvida entre coprocessar ou optar por outro tipo de destinação de resíduos? Converse com a gente! Estamos aqui para esclarecer suas dúvidas e ajudar sua empresa a tomar a melhor decisão baseada em testes e análises cuidadosas realizadas pela nossa equipe.
Saiba mais aqui!
Veja mais
Coprocessamento, uma solução ideal para resíduos industriais
Com o coprocessamento, resíduos industriais se tornam combustível de fornos de cimento.
Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis
Hierarquia de resíduos – coprocessamento e regras
Existem regras, principalmente no âmbito federal, para que o coprocessamento seja feito de maneira eficaz