Whatsapp-color Created with Sketch.

Case: biomassa na geração de energia alternativa

O trigo é um ingrediente essencial no nosso dia a dia. Está presente no pão do café da manhã, no macarrão do almoço e na pizza compartilhada com amigos. Mas o que poucos sabem é que, durante o processamento do trigo, uma parte significativa não se transforma em alimento. Assim como em outras culturas agrícolas, […]

Case: biomassa na geração de energia alternativa

O trigo é um ingrediente essencial no nosso dia a dia. Está presente no pão do café da manhã, no macarrão do almoço e na pizza compartilhada com amigos. Mas o que poucos sabem é que, durante o processamento do trigo, uma parte significativa não se transforma em alimento. Assim como em outras culturas agrícolas, como o arroz e o milho, a produção do trigo gera resíduos como a palha, a casca e outros rejeitos, conhecidos como biomassa.

Embora muitos vejam a biomassa como um problema, nós enxergamos uma oportunidade sustentável. Por meio do reaproveitamento desses materiais, estamos transformando o que antes era descartado em uma solução inovadora para a geração de energia alternativa.

Transformando biomassa em energia

Para explicar melhor todo esse processo, precisamos lembrar que a biomassa é composta por materiais orgânicos, como os resíduos agrícolas, que possuem alto potencial energético. Por meio do coprocessamento, conseguimos destinar esses rejeitos de forma ambientalmente correta, utilizando-os como combustíveis alternativos para abastecer os fornos de cimento de nossas fábricas.

Por esse motivo, conseguimos reduzir o desperdício de recursos naturais e também minimizar o impacto ambiental, afinal a decomposição dos resíduos agrícolas em lixões ou aterros gera emissões de gases de efeito estufa. Quando reaproveitamos a biomassa, evitamos essa liberação de poluentes e ainda substituímos combustíveis fósseis por fontes mais limpas e renováveis.

Qual o nosso papel na gestão sustentável?

Em parceria com setores agrícolas, garantimos a destinação correta das biomassas, promovendo a rastreabilidade e sustentabilidade.

Na unidade localizada na fábrica da Votorantim Cimentos, essas biomassas passam por um cuidadoso processo de beneficiamento e preparação, garantindo que estejam prontas para serem utilizadas como combustível nos fornos de cimento. Assim, transformamos resíduos em energia útil para a produção de materiais de construção, fechando o ciclo da economia circular.

Em outras palavras: utilizar a biomassa é inovação, responsabilidade ambiental e economia circular. Com soluções como o coprocessamento, mostramos que é possível reduzir emissões, dar um destino sustentável a resíduos e contribuir para a descarbonização.

Ao investir em práticas como essas, reafirmamos nosso compromisso com o futuro do planeta. Na Votorantim Cimentos, acreditamos que cada ação conta – e estamos determinados a fazer a diferença.

Vamos conversar e descobrir como a sua empresa pode fazer parte dessa transformação? Entre em contato!

Veja mais

Coprocessamento, uma solução ideal para resíduos industriais

Com o coprocessamento, resíduos industriais se tornam combustível de fornos de cimento.

Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu

A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis

Hierarquia de resíduos – coprocessamento e regras

Existem regras, principalmente no âmbito federal, para que o coprocessamento seja feito de maneira eficaz

Rejeitos viram matéria-prima para indústria

https://globoplay.globo.com/v/11579828/