Como aplicar o consumo consciente no dia a dia?
Confira dicas práticas para empresas e indivíduos contribuírem ativamente para a sustentabilidade e o cuidado com o planeta.
A sustentabilidade deixou de ser uma escolha. Agora, é uma necessidade urgente em nossa sociedade. Seja pessoas físicas ou empresas, todos têm a responsabilidade de repensar suas práticas de consumo e produção para adotar hábitos que preservem o meio ambiente. É aqui que entra o consumo consciente, uma maneira inteligente de reduzir desperdícios e buscar alternativas que promovam um ciclo de vida mais equilibrado para os recursos naturais.
Se você não sabe como aplicar o consumo consciente no dia a dia, continue a leitura para conferir nossas dicas!
O que é consumo consciente?
De forma simples, consumo consciente é pensar antes de agir. Isso significa considerar o impacto das suas escolhas: desde o que você compra até como você descarta. É optar por produtos mais sustentáveis, reutilizar sempre que possível e, claro, garantir que os resíduos tenham o destino correto.
Para empresas, o consumo consciente vai além de reduzir desperdícios. É sobre criar processos mais eficientes, investir em tecnologias inovadoras e estabelecer parcerias que impulsionam a sustentabilidade, como as que oferecemos na Verdera.
Como a sua empresa pode fazer a diferença?
Indústrias e empresas, de maneira geral, têm uma responsabilidade legal quanto aos resíduos que produzem e geram no planeta. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe ao gerador alinhar a gestão empresarial à gestão ambiental, adotando práticas como a redução ou eliminação do desperdício e a reutilização de materiais. Nesse sentido, algumas práticas podem facilitar todo o processo, como:
Repense o ciclo de vida dos produtos
Antes de produzir ou adquirir algo, pergunte: qual o impacto deste produto? Ele é necessário? Existem opções mais sustentáveis? Tomar decisões informadas é um grande passo para reduzir impactos ambientais.
Dê atenção aos resíduos
Uma boa gestão de resíduos pode transformar um problema em oportunidade. Com o coprocessamento, por exemplo, resíduos que não podem ser reciclados se tornam fonte de energia, reduzindo a poluição e o uso de aterros. A Verdera é especialista nesse processo e pode ajudar sua empresa nessa jornada.
Use materiais recicláveis
Sempre que possível, escolha materiais que possam ser reaproveitados. Isso diminui a extração de recursos naturais e fortalece a economia circular.
Eduque sua equipe
Sustentabilidade só funciona quando todos entendem seu papel. Promova treinamentos, campanhas e discussões para criar uma cultura de consumo consciente entre os colaboradores.
Pessoas físicas também são responsáveis pela sustentabilidade
Você pode aplicar o consumo consciente de várias maneiras na sua rotina pessoal. Aqui estão algumas ideias simples que fazem toda a diferença:
- Planeje antes de comprar: evite desperdícios comprando apenas o necessário e priorize marcas que tenham práticas sustentáveis.
- Aplique os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar deve ser um mantra.
- Opte pelo local: comprar de fornecedores próximos diminui impactos no transporte e fortalece a economia regional.
- Use sacolas reutilizáveis: sabia que a sacola plástica leva séculos para se decompor? Por isso, é importante priorizar sacolas que podem ser reutilizadas várias vezes.
Adotar o consumo consciente no dia a dia é um compromisso com um futuro mais equilibrado e sustentável. Pequenas mudanças podem gerar grandes impactos, especialmente quando empresas assumem a liderança nesse processo.
Se sua empresa está pronta para começar essa transformação, conte com a Verdera. Juntos, criamos um mundo onde resíduos sejam oportunidades e a sustentabilidade seja a regra, e não a exceção.
Fonte:
https://blog.abac.org.br/educacao-financeira/consumo-consciente-pesquisa-cndl-spc
Veja mais
Coprocessamento, uma solução ideal para resíduos industriais
Com o coprocessamento, resíduos industriais se tornam combustível de fornos de cimento.
Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis
Hierarquia de resíduos – coprocessamento e regras
Existem regras, principalmente no âmbito federal, para que o coprocessamento seja feito de maneira eficaz